Logo Hospital Dom Orione
Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com
NOTÍCIAS
Urologista do Hospital Dom Orione orienta sobre os cuidados com o câncer de próstata


                          

Por Rodrigo Martins

Novembro é dedicado à conscientização dos homens sobre as medidas preventivas contra o câncer de próstata. O urologista do Hospital Dom Orione, Márcio Rocha, explica os fatores de risco da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Localizado abaixo da bexiga, a próstata é responsável pela produção de parte do esperma. Dr. Márcio explica que o câncer acontece quando há o crescimento anormal, acelerado e descontrolado de um tecido ou uma célula do órgão. “O câncer de próstata é a neoplasia maligna na próstata. É o câncer mais comum no homem após os 50 anos de idade”, alertou o urologista.

Quando há casos de câncer de próstata na família, é preciso fazer os exames preventivos a partir dos 40 anos de idade. Quando não houver casos, o recomendado é que homens acima dos 45 anos façam os exames. “A maioria das pessoas que tem câncer de próstata estão com mais de 65 anos”, comentou Dr. Márcio.

Além da idade, o urologista explica que o estilo de vida também pode contribuir para a incidência do câncer. “Sabemos que alguns hábitos alimentares podem também favorecer o desenvolvimento do câncer de próstata, principalmente aquele paciente que ingere grande quantidade de gordura de origem animal”.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, age de forma lenta e pode levar à morte se tratada tardiamente. “O mais comum na fase inicial é não ter sintoma nenhum. Daí a importância dos pacientes procurarem o seu médico urologista para que ele possa realizar o exame de forma adequada”, recomenda o médico.  “Se diagnosticado precocemente a chance de cura é maior do que 95% em cinco anos”, completou.


 

Arquivo Mais Lidos




Tecnologia a serviço da vida!