Publicado em

Assistência Cardiovascular do Hospital Dom Orione recebe nota máxima do Ministério da Saúde

Unidade é a única do Tocantins classificada com nota “A” no Programa QualiSUS Cardio

Uma das principais referências em alta complexidade no Norte do Brasil, o Hospital Dom Orione tem se destacado na região. A instituição é a única do Tocantins a receber a classificação de nível “A” do programa de Qualidade na Cardiologia – QualiSUS Cardio. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o programa nacional monitora a qualidade da assistência cardiovascular no Sistema Único de Saúde (SUS).

No dia 27 de maio, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos hospitais pré-classificados para o 1º Ciclo do Programa de Qualificação da Assistência Cardiovascular, QualiSUS Cardio. O programa, lançado no último dia 10, avalia o desempenho dos estabelecimentos de saúde no âmbito da alta complexidade cardiovascular.

Nesta primeira etapa, estão aptos os hospitais habilitados com o Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Procedimentos em Cardiologia Intervencionista desde a competência de janeiro de 2019 e com respectiva produção aprovada no Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIH/SUS no ano de 2019, além de outros critérios.

O desempenho dos estabelecimentos de saúde é avaliado a partir da análise de indicadores relativos ao volume, à qualidade e à complexidade da assistência ofertada e estabelece incrementos sobre os valores de procedimentos cirúrgicos cardiovasculares em conformidade com o desempenho aferido.

“Para nós é uma honra integrar este seleto grupo de instituições de excelência em serviços cardiovasculares de alta complexidade”, comemorou o diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes. “Buscamos na tecnologia, aliada a uma equipe multiprofissional altamente capacitada e protocolos bem delimitados, oferecer serviços de saúde cada vez mais seguros e eficazes”, destacou.