Publicado em

Atividades científicas, religiosas e celebrativas marcam o mês de abril do Hospital Dom Orione

Instituição teve muitos motivos para comemorar

Abril foi um mês intenso para o Hospital Dom Orione, com eventos científicos, religiosos e celebrativos. Já no primeiro dia de abril, os servidores públicos do Estado do Tocantins puderam contar novamente com os atendimentos ofertados pela instituição. Com o recredenciamento do plano Servir, usuários de todo o Estado tem à sua disposição consultas, exames e procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, hemodinâmicas e embolizações.

 

Nos dias 09 e 10 de abril, foi realizado o Workshop: Humanização no Atendimento à Gestante, Parturiente e Puérpera. O evento reuniu médicos e equipe de Enfermagem para discutir as condutas humanizadas no atendimento obstétrico. O Hospital Dom Orione é referência na área de obstetrícia e uma das principais maternidades da região Norte do país.

 

Na Semana Santa, o Hospital Dom Orione promoveu intensos momentos de vivência da fé nas nossas capelas interna e externa, e também nos corredores da unidade. Na Quinta-feira Santa, dia em que a Igreja Católica celebra a Instituição da Eucaristia, o diretor presidente do hospital, Padre Bruno Rodrigues, conduziu um momento especial de fé, adoração e esperança. Com o Santíssimo Sacramento exposto, diretores, médicos e colaboradores percorreram os setores da unidade, entoando cânticos de louvor e adoração junto aos pacientes.

 

Na Sexta-feira Santa, a equipe da Pastoral da Saúde rezou a Via Sacra com os pacientes pelas alas e corredores do hospital, vivendo as estações da Paixão de Cristo.

 

Durante o mês de abril também tivemos pacientes fazendo aniversário. No dia 12, a Luciana Cirqueira e o José de Castro comemoram mais um ano de vida. Sempre que tem um paciente internado fazendo aniversário, o Hospital Dom Orione prepara um bolo delicioso para celebrar a data.
 
Outro grande motivo para comemorar foi a realização de mais uma cirurgia inédita. No dia 19 de abril, o Hospital Dom Orione, em parceria com a Rede Nacional de Combate ao Câncer, realizou a primeira cirurgia de ablação hepática por radiofrequência do Tocantins.

 

No dia 21, o Hospital Dom Orione recebeu a visita da caravana dos leigos da Paróquia Cristo Rei, de Ananindeua/PA. O grupo estava em direção capital Palmas, para participar do X Encontro Territorial Brasil Norte do MLO (Movimento Laical Orionita), realizado entre os dias 21 e 23.

 

Hospital Dom Orione está participando do programa Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. No dia 28 a instituição recebeu a visita técnica da equipe do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS, um dos seis hospitais de excelência no Brasil que coordenam o projeto.

 

No dia 29, as equipes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, CCIH e Serviço Social, fizeram um momento de orientação às pacientes sobre os cuidados preventivos contra meningite, destacando a importância da atenção aos sinais e sintomas.

 

Neste mesmo dia, o Hospital Dom Orione celebrou uma Santa Missa especial para todos os colaboradores, em ação de graças pelo mês de abril e também em comemoração ao Dia do Trabalhador. Ao final da missa foram realizados os sorteios de 10 vale-gás e 01 jogo sala com TV, painel, sofá e mesa de centro.

 

Encerrando o dia foi realizada a confraternização em comemoração aos colaboradores aniversariantes do mês de abril.