Publicado em

Cardiologia | Hospital Dom Orione reúne pacientes para orientações pós-cirúrgicas

A reunião foi conduzida pelos cirurgiões cardiovasculares, Henrique Furtado, Lucas Pena e Paulo Henrique Paulista

O Hospital Dom Orione é referência na área de procedimentos cirúrgicos cardiovasculares. Além de atender convênios e particular, a unidade recebe pacientes de todo o Tocantins e de algumas cidades do Pará e Maranhão, por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para orientar esses pacientes sobre os cuidados pós-cirúrgicos, a unidade criou um grupo de discussão, denominado “Amigos do Coração”. A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira, 29.

A reunião foi conduzida pelos cirurgiões cardiovasculares, Henrique Furtado, Lucas Pena e Paulo Henrique Paulista. Eles falaram sobre os cuidados que os pacientes operados devem ter no dia a dia para prevenir problemas de saúde e ter uma melhor qualidade de vida.

Um dos principais cuidados é com a alimentação. Dr. Lucas explicou que é importante evitar frituras e todo tipo de gordura. O médico orientou também a diminuir o consumo de carboidratos. “Se pela manhã comeu um pão, à tarde evite alimentos com farinha, prefira uma fruta”, exemplificou.

Praticar atividades físicas moderadas também contribui para uma melhor qualidade de vida, como explicou o Dr. Paulo Henrique. “Devemos evitar o sedentarismo, um dos fatores que contribuem para ocorrência de problemas cardíacos”, orientou.

Cardiologia 20 Anos
Na ocasião, o Dr. Henrique aproveitou a oportunidade para falar das atividades comemorativas pelos 20 anos do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Dom Orione. O evento, previsto para o mês de março, irá reunir pacientes e profissionais de cardiologia para discutir os principais avanços da área.