Publicado em

Cerca de 70 mil crianças nasceram no Dom Orione nos últimos 10 anos

Hospital faz parte da Rede Cegonha, programa do SUS

O Hospital Dom Orione, maior instituição filantrópica de saúde do Tocantins e a principal maternidade da região Norte do Estado, é membro integrante da Rede Cegonha. O programa do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste numa rede de cuidados que visa promover melhorias constantes na atenção à saúde materno-infantil. Nos últimos 10 anos, já nasceram cerca de 70 mil crianças no Dom Orione, número superior à população da maioria dos municípios do Tocantins.

A Rede Cegonha envolve uma série de instituições e serviços de saúde que atuam de forma integrada para promover a atenção à saúde materno-infantil no Brasil. Essas instituições incluem principalmente as Unidades Básicas de Saúde e as maternidades de referência. Situado em Araguaína/TO, o Hospital Dom Orione é referência em Obstetrícia e Neonatologia para toda a região, num raio de 300 km, envolvendo o Norte do Tocantins, Sul e Sudeste do Pará e Sul do Maranhão.

Ao longo dos anos o Hospital Dom Orione vem somando números expressivos que contribuem significativamente para a qualidade da saúde pública. No período de janeiro de 2013 a outubro 2023 a instituição realizou cerca de 70.000 partos, sendo 90% para pacientes SUS. Este número presenta 30% dos partos realizados em todo o Tocantins, ou seja, a cada 1.000 crianças nascidas no Estado, 300 nasceram no Dom Orione.

Outro ponto de destaque é a taxa de mortalidade neonatal, que envolve as crianças menores de 28 dias. No Brasil, a taxa é de 8,8 óbitos para cada mil nascidos, já no Tocantins o número chega a 10,1, enquanto que no Hospital Dom Orione a taxa de mortalidade é de 8,6, menor que a taxa nacional. “São números que mostram o resultado de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos, com muita seriedade e com empenho de muitos profissionais que dedicam seus dons para promover a vida”, destacou o diretor presidente, Padre Bruno Rodrigues.

Além da Obstetrícia e Neonatologia o Dom Orione disponibiliza outros serviços para a Rede Cegonha, como o Pré-Natal de Alto Risco, o Banco de Leite Humano e a Casa da Gestante Bebê e Puérpera “Mãe da Divina Providência”. Esta última, é uma casa de acolhimento para que as mães vindas de outros municípios fiquem bem acomodas e assistidas, enquanto acompanham seus bebês internados no hospital. Desde sua inauguração, em agosto de 2017, já foram mais de 3.000 pessoas acolhidas.

Filantropia
O Hospital Dom Orione faz parte da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). Ao todo são 1.802 instituições presentes no Brasil que desempenham um papel fundamental para a saúde em todo o país. Juntas, atendem mais de 60% da demanda de média e alta complexidade do SUS e representam 90% das maternidades que atendem pelo convênio do Ministério da Saúde.

Maior instituição filantrópica de saúde do Tocantins, o Hospital Dom Orione destina mais de 60% de seus atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as especialidades atendidas pelo SUS, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia e as Cirurgias Cardíacas, Neurológicas e Urológicas.