Publicado em

Enfermeiras do Dom Orione participam de especialização promovida pela Fiocruz

A capacitação é na área de Enfermagem Neonatal

No dia 13 de janeiro, quatro colaboradoras do Hospital Dom Orione deram início à Especialização em Enfermagem Neonatal. O curso, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem como foco capacitar os profissionais para desenvolver competências e habilidades voltadas para a promoção, proteção, prevenção, tratamento e reabilitação dos bebês.

A primeira aula foi realizada na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), em Palmas/TO, com participação de profissionais do Hospital Dom Orione e do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos. Com duração total de um ano, o curso é promovido de forma híbrida - presencial e online. Ao todo dez estados brasileiros participam, com 153 alunos ativos, capacitados por 10 tutores, em 39 maternidades brasileiras.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Dom Orione, Sônia Garcia, destaca que a capacitação é de suma importância para a instituição. “O Dom Orione é referência em neonatologia para a região Norte do Tocantins. Por isso, constantemente promovemos e incentivamos a capacitação e atualização da nossa equipe multiprofissional, visando sempre a promoção de um atendimento de excelência para nossos pacientes”, destacou.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Dom Orione conta com 20 leitos, sendo 18 destinados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, são mais de 800 bebês atendidos na área de neonatologia, que também envolve a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).