Publicado em

Equipe assistencial do Hospital Dom Orione recebe capacitação sobre aleitamento materno

O curso é pré-requisito para a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança

Dando continuidade às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, o Hospital Dom Orione promoveu uma capacitação para a equipe assistencial da instituição. O curso “Promovendo e Incentivando o Aleitamento Materno em um Hospital Amigo da Criança” foi realizado nos dias 08 e 09 de agosto, com carga horária total de 20h.

Walkiria Pinheiro, consultora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, foi uma das facilitadoras do curso. Ela explica que o curso é pré-requisito para a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança. “Todos os profissionais que trabalham aqui precisam conhecer a iniciativa e colocá-la em prática”, enfatizou.

A consultora destaca que o hospital que tem o título de Amigo da Criança proporciona aos recém-nascidos um melhor começo de vida. “Nós temos uma assistência mais humanizada, com mais qualidade, apoiando as mulheres no processo da amamentação, para que elas possam amamentar o seu bebê com sucesso”, completou.

Agosto Dourado
A programação também faz parte da campanha Agosto Dourado, mês de promoção e incentivo ao aleitamento materno. Este ano, a campanha traz o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. A coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione, Luiza Theodoro, explica que o objetivo é mostrar o impacto que a amamentação traz para as mães que trabalham.

“É de suma importância receber o apoio do local de trabalho, para que as mães continuem mantendo a amamentação”, explicou. A coordenadora explica ainda que a amamentação é a estratégia de maior impacto na saúde humana. “É a base para que aquele bebê se tornar um adulto saudável”.

Amigo da Criança
Desde 2003 o Hospital Dom Orione possui o título de “Hospital Amigo da Criança”, por promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo UNICEF, com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.