Publicado em

Hospital Dom Orione implanta serviço de Farmácia Clínica

O objetivo é garantir a utilização correta e adequada dos medicamentos, proporcionando um tratamento mais eficaz para cada tipo de paciente.

Para aprimorar os cuidados farmacoterapêuticos, o Hospital Dom Orione implantou um novo serviço de assistência farmacêutica, a Farmácia Clínica. Nela, um profissional trabalha exclusivamente no acompanhamento de todo o processo de medicação dos pacientes. O objetivo é garantir a utilização correta e adequada dos medicamentos, proporcionando um tratamento mais eficaz para cada tipo de paciente.

A farmacêutica clínica do Hospital Dom Orione, Karmene Gontijo, explica que serviço permite otimizar o tratamento do paciente e ainda colabora com a redução dos gastos com medicamentos, sem prejuízo ao tratamento. “A implantação da Farmácia Clínica no hospital contribui também para a prevenção da ocorrência de incidentes e eventuais reações de forma sistemática, contínua e documentada”.

O novo serviço teve início neste mês de janeiro, atuando em conjunto com a equipe multiprofissional da unidade. “Esse trabalho é um diferencial para aumentar a segurança do paciente”, argumenta a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Dom Orione, Valléria Lira. “Com isso buscamos minimizar o risco de efeitos adversos relacionados aos medicamentos e outros problemas associados à farmacoterapia”, explicou.