Publicado em

Hospital Dom Orione realiza 20ª SIPAT

Evento contou com capacitações sobre prevenção de acidentes do trabalho e cuidados com a saúde mental

O Hospital Dom Orione promoveu uma semana intensa de atividades para seus colaboradores. Entre os dias 26 de novembro e 01º de dezembro, a instituição realizou a 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A programação contou com palestras, rodas de conversa, treinamentos, atividades físicas, sorteio de brindes e apresentações musicais. Este ano o tema geral do evento foi “Mente Saudável, Trabalho Seguro”.

Padre Bruno Rodrigues, diretor presidente do Hospital Dom Orione, destaca a importância de promover a saúde mental e a segurança no trabalho. “São dois fatores fundamentais e indispensáveis para nossos colaboradores. Prezamos pela segurança e bem estar de cada um deles, por isso a promoção de ações como essa somam com o cuidado integral dispensado ao longo do ano”, destacou.

A SIPAT é uma semana voltada à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. A atividade é promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA). Emerson Alves, presidente da CIPA do Hospital Dom Orione, explica que toda a programação é preparada para atingir todos os colaboradores unidade.

“Reunimos uma série de ações e temáticas para abranger esse cuidado para os colaboradores, tanto na questão de prevenção de acidentes do trabalho, quanto ao cuidado consigo mesmo, com a valorização da pessoa, das suas individualidades e necessidades. A comissão trabalha esse encontro anual para trazer esse conforto de cuidado a todos os colaboradores da nossa instituição”, explicou o presidente da CIPA.

Além do tema central, “Mente Saudável, Trabalho Seguro”, ministrado pelo engenheiro do Trabalho, Daniel Godoi, a 20ª SIPAT do Hospital Dom Orione contou com as palestras, “Segurança no Trabalho em Saúde”, ministrada pelo engenheiro do Ministério Público do Trabalho, Osvane Gomes; “Saúde da Mulher”, ministrada pelo ginecologista e obstetra, Hugo Santiago; “Saúde do Homem”, ministrada pelo urologista, João Vitor Quadra; “Riscos Psicossociais, Dependências Digitais”, ministrada pela psicóloga, Karem Melissa; e “Assédio e outras violências: Identificação, Combate e Prevenção”, ministrada pela advogada Jessyca de Sá.