Publicado em

Hospital Dom Orione realiza mais uma captação múltipla de órgãos

Procedimento resultou na captação dos dois rins

No dia 11 de dezembro, o Hospital Dom Orione realizou sua terceira captação múltipla de órgãos. Uma equipe da Central Nacional de Transplantes veio até a cidade em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar o procedimento que durou cerca de 04 horas e resultou na captação dos dois rins.

A doadora dos órgãos é uma paciente do sexo feminino, de 51 anos idade, que sofreu morte encefálica, quando ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro. Neste caso os órgãos permanecem ativos por um curto período de tempo, o que permite a captação para que sejam remetidos aos receptores.

A partir do diagnóstico da morte encefálica e que a família se disponibiliza a fazer a doação de órgãos, são realizados os exames de compatibilidade, feitos em Brasília. Depois vem uma equipe da Central Nacional de Transplantes, Brasília/DF, para fazer a captação dos órgãos que são distribuídos conforme a necessidade e a compatibilidade dos pacientes receptores.

 

Dr. Arnaldo Alves Nunes, diretor técnico do Hospital Dom Orione, enfatiza que esse tipo de procedimento é de extrema importância para ajudar a salvar a vida de pessoas que estão na fila de espera para um transplante. “Agradecemos a família da paciente por este gesto nobre, mesmo num momento de luto”. O diretor também agradeceu toda a equipe multiprofissional envolvida para a realização da captação.

Todo procedimento foi realizado em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Também participaram da logística, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e a equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES).