Publicado em

Parto Humanizado é tema de capacitação no Hospital Dom Orione

A atividade faz parte da campanha do Dia “D” de Conscientização do Parto Humanizado e Combate a Violência Obstétrica

Dra. Layanne Brandão, coordenadora da Obstetrícia, explica sobre a atuação médica no parto humanizado.
Dra. Layanne Brandão, coordenadora da Obstetrícia, explica sobre a atuação médica no parto humanizado.

O Hospital Dom Orione realizou uma capacitação sobre os cuidados com o parto humanizado. A atividade realizada nesta sexta-feira, 07, contou com palestras de conscientização acerca do tema, que abordaram diferentes enfoques, envolvendo as áreas clínica, social e jurídica. Também participaram estudantes de Enfermagem.

O parto humanizado é um conjunto de posturas e atitudes que assegura uma melhor assistência às gestantes e puérperas. “É um parto feito com empatia, observando o que paciente e o acompanhante precisam”, explicou a coordenadora do Centro Obstétrico do Hospital Dom Orione, Dra. Layanne Brandão. A médica explica ainda que esse tipo de parto traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê, tanto no sentido de conforto, quanto no sentido da segurança. “A paciente se sente mais segura, devido estar apoiada por toda uma equipe multidisciplinar”.

Uma das principais características do parto humanizado é proporcionar para gestante o protagonismo desse momento de tamanha emoção para a mulher. O diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes, reforça que a equipe de profissionais deve favorecer com que a paciente sinta-se à vontade durante todo o processo. “Acolher a pessoa, transmitir segurança e a cada dia aperfeiçoar o conhecimento, para estarmos aptos para ajudar”, frisou.

O diretor presidente, Padre Jarbas Assunção Serpa, parabenizou a equipe pela realização do evento, e também, por colaborem para que o hospital ofereça um atendimento humanizado. “Que neste dia de hoje, possa fazer nossa instituição crescer ainda mais, nesse cuidado com as pessoas”, declarou.

Dia D
A atividade faz parte da campanha do Dia “D” de Conscientização do Parto Humanizado e Combate a Violência Obstétrica, realizada em todas as maternidades do Tocantins. A iniciativa é proveniente da Lei n. 3.385, de 27 de julho de 2018, que dispõe sobre a implementação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica.