Publicado em

Recém-nascidos com risco de perda auditiva são acompanhados no Hospital Dom Orione

Serviço de Fonoaudiologia da unidade realiza o teste do PEATE nos bebês com indicadores de risco

Durante o cuidado dos bebês internados no Hospital Dom Orione, a instituição realiza uma série de exames diagnósticos preventivos. Para avaliar a saúde auditiva dos recém-nascidos, além do Teste da Orelhinha, a equipe de fonoaudiologia também realiza o exame do PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico).

Também conhecido como BERA (sua sigla em inglês), o PEATE avalia o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico, para analisar a integridade das vias auditivas. A coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Dom Orione, Sanadya Rodrigues da Cunha, explica que o teste é de grande importância na detecção precoce de alterações auditivas em crianças.

“É um exame de triagem auditiva que registra a atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. É um exame não invasivo e indolor, realizado com o bebê dormindo”, explicou a fonoaudióloga. O exame é realizado nos recém-nascidos com indicadores de risco internados Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo).

O exame é realizado com o bebê dormindo. São colocados eletrodos na testa e atrás das orelhas do paciente e fones de inserção nos ouvidos, como explica fonoaudióloga Paloma Sandes Costa. “O equipamento gera um potencial, denominado potencial evocado auditivo, o qual é captado e transformado em dados em um computador, que serão analisados e interpretados pelo fonoaudiólogo e pelo médico otorrinolaringologista”.