Publicado em

Semana Orionita: Hospital Dom Orione celebra a vida de seu padroeiro

A instituição realizou diversas atividades formativas e religiosas

O Hospital Dom Orione vivenciou uma intensa programação em honra ao seu padroeiro, São Luís Orione. As atividades da Semana Orionita, realizadas entre os dias 08 e 16 de maio, contaram com celebrações da Santa Missa nas capelas interna e externa do hospital, exibição de documentário e homenagens aos colaboradores e voluntários ligados às obras de Dom Orione em Araguaína.

O tema central da Semana Orionita foi “Há 70 anos Evangelizando, Educando e promovendo à vida”. Padre Bruno Rodrigues, diretor presidente do Hospital Dom Orione, explica que o principal objetivo foi celebrar a presença da missão orionita no Tocantins. “Estamos completando 70 anos da chegada dos primeiros missionários no então Norte Goiano. É motivo de muita alegria contemplar o resultado dessa missão estampado nas obras que cresceram ao longo do tempo e se tornaram marcas dos frutos semeados pelos pioneiros”, destacou.

Durante toda a semana o Hospital Dom Orione reuniu seus colaboradores no auditório da instituição para assistir o documentário que conta a história dos 70 anos da presença orionita no Tocantins. O vídeo, produzido pela Pequena Obra da Divina Providência e pelo Cine Clube Imigração, conta a trajetória dos primeiros missionários e o início das primeiras obras constituídas na região, como é caso do Hospital Dom Orione.

Na Capela Externa a programação foi aberta ao público em geral. Todos os dias uma missa era rezada em ação de graças a um grupo de pessoas ligadas às obras orionitas, como colaboradores, voluntários, leigos, madrinhas, ministros e coroinhas. No domingo, 15 de maio, foi o dia de homenagear os “trabalhadores orionitas da primeira hora”, que são os colaboradores pioneiros das obras.

A missa de domingo foi abrilhantada com a apresentação de estreia do coral do Hospital Dom Orione. O coral é composto por colaboradores da instituição e regido pelo maestro Marcos do Vale. A apresentação contou com duas canções, Aleluia (Hallelujah) e o Hino de São Luís Orione.

Outro grande acontecimento da Semana Orionita foi a oficialização da Capelania Hospitalar São Luís Orione. Padre Bruno recebeu das mãos do bispo, Dom Giovane Pereira de Melo, o decreto diocesano oficializando a instituição da capelania que desde o início do hospital já vem promovendo ações evangelizadoras, sociais e sacramentais.

O encerramento da Semana Orionita foi no dia 16 de maio, data em que é celebrada a canonização de São Luís Orione, fundador da Pequena Obra da Divina Providência, da qual o Hospital Dom Orione faz parte. “Uma Vida que marcou tantas outras! Marcas que continuam a ecoar através dos seus filhos e filhas espirituais. Homens e mulheres, crianças, jovens e adultos que refletem a ‘ousadia do amor’ de São Luís Orione. Assim como os discípulos de Jesus, que foram reconhecidos pelo amor que praticavam, os filhos e filhas de São Luís Orione ‘devem’ trazer essa marca identificadora”, concluiu Padre Bruno.