Linha do tempo
Pontos importantes da nossa história
-
1968
Início das obras da Capela Dom Orione e das salas ao redor dela.
-
1970
12 de março: O reverendo Dom Cornélio Chizzini abençoa o prédio e o entrega oficialmente à congregação orionita local. A construção foi chamada de Pequeno Cotolengo, acolhendo pessoas idosas e mendigos.
-
1971
08 de janeiro: A Casa de Caridade Dom Orione é reconhecida juridicamente. A partir daí, são iniciadas as primeiras atividades ambulatoriais.
-
1972
08 de dezembro: É lançada a pedra fundamental, por Dom Cornello Chizzine e Padre Valdástico Pattarelo.
Ano em que se comemora o Centenário do nascimento de São Luis Orione, teve início a construção do Hospital Dom Orione.
-
1973
Concluída a primeira ala do hospital, destinada à Maternidade, que na época atendia 20 internações.
No mesmo ano é elaborado o projeto de reforma da parte existente e construção de dois novos pavilhões.
-
1975
Começa a funcionar o Centro Cirúrgico.
-
1976
16 de Julho: Inauguração oficial do Hospital Dom Orione.
-
1988
Monumento da Caridade
O Superior Geral da Pequena Obra da Divina Providência , Dom Giuseppe Masiero, esteve no Hospital Dom Orione durante uma Visita Canônica. Na época a congregação se preparava para a celebração do 50º Dies Natalis de São Luís Orione (1990), ocasião que seria escolhida, entre as diversas obras orionitas no mundo, qual receberia um grande projeto para se tornar o “Monumento da Caridade”.
Foi apresentado a Dom Masiero um projeto simples para a construção de uma área privada de 10 leitos para ajudar a custear os atendimentos públicos. Ao percorrer o hospital, indentificou a necessidade e decidiu que o Hospital Dom Orione seria o beneficiado. A partir daí foi realizada uma campanha de arrecadação envolvendo devotos de São Luís Orione de todas as partes do mundo. Com os recursos obtidos, foram construídos os dois pavilhões do atual prédio do Hospital Dom Orione, com 200 leitos.
-
1997
19 de Setembro: Inauguração da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
-
1998
Iniciado o serviço de Urgência e Emergência em Pediatria, atendendo crianças de 0 a 12 anos.
Setembro: É criada a Comissão e Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Dezembro: É concluída uma grande reforma e ampliação da estrutura. Obra realizada com os recursos obtidos na campanha dos devotos de São Luís Orione.
-
1999
Inicia a implantação do serviço de Cardiologia.
-
2000
O Hospital Dom Orione é credenciado pelo Ministério da Saúde, possibilitando o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.
-
2001
O Hospital Dom Orione realiza a primeira cirurgia cardíaca do Tocantins, uma ponte safena.
Neste mesmo ano o hospital é aderido ao programa Pré-Natal de Alto Risco, em convênio com o SUS.
-
2002
24 de maio: O Hospital Dom Orione recebe o Prêmio de Qualidade Hospitalar 2001, na Categoria Estadual, concedido pelo Ministério da Saúde.
25 de junho: Inicia o serviço de Hemodinâmica, mais um grande avanço na área de alta complexidade.
-
2003
05 de maio: O Hospital Dom Orione recebe o título de “Hospital Amigo da Criança”.
-
2007
11 de novembro: Inaugurada a Fábrica de Fraldas Nossa Senhora Aparecida.
-
2009
30 de outubro: O serviço de Urgência e Emergência em Pediatria é transferido para o Hospital Municipal.
-
2010
22 de outubro: Inauguração do Centro de Especialidades, Pronto Atendimento e Banco de Leite Humano.
-
2011
11 de março: Inauguração do primeiro apartamento especial, com a acomodações luxuosas.
22 de agosto: Inauguração do Serviço de Diagnósticos.
-
2016
Hospital Dom Orione realiza o plantio de 40 árvores no para comemorar seus 40 anos de história.
-
2017
O Hospital Dom Orione é aprovado no Programa Green Kitchen, reconhecimento nacional da qualidade das refeições produzidas para pacientes e colaboradores.
31 de março: Em parceria com a Acreditar do Tocantins – hoje Rede Nacional de Combate ao Câncer, é iniciado o serviço de Oncologia.
28 de agosto: Inauguração da Casa da Gestante Bebê e Puérpera “Mãe da Divina Providência”.
18 de setembro: Inauguração da reforma e ampliação do Centro Administrativo, com sete salas e um moderno auditório com capacidade para 100 pessoas.
-
2019
25 de maio: Inauguração de novas obras, sendo a troca dos elevadores, construção da Academia de Ginástica, lanchonete, Central de Equipamentos, repouso e 13 salas administrativas.
-
2020
04 de maio: Inauguração de uma área exclusiva para pacientes com Covid-19. O espaço que antes funcionava o Serviço de Diagnósticos foi reestruturado e adaptado para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
-
2021
Maio: A Casa da Gestante Bebê e Puérpera “Mãe da Divina Providência” ganha nova sede, maior e mais aconchegante.
20 de novembro: Inauguração da nova Recepção Central e Centro de Imagens, com equipamentos de último geração e ambiente aconchegante com design inovador.
18 de dezembro: O Hospital Dom Orione realiza o primeiro casamento comunitário para os colaboradores da unidade.
-
2022
12 de março: Inauguração do novo Centro de Hemodinâmica, com espaço amplo e moderno, além de contar com sistema de angiografia de última geração.
15 de maio: Instituída oficialmente a Capelania Hospitalar São Luís Orione por meio de decreto diocesano assinado pelo bispo Dom Giovane Pereira de Melo.
Maio: Após dois anos de luta, devido à grande redução dos casos, é encerrado o convênio da Secretaria de Estado da Saúde com o Hospital Dom Orione para atendimentos da Covid-19.
24 de dezembro: Inaugurada da obra de revitalização e modernização do Restaurante, que recebe o nome de “Irmão João Clemente Mateus”.
-
2023
11 de abril: Inauguração do novo Centro Cirúrgico com sete salas, espaço moderno e excelente infraestrutura. A obra recebe o nome do quinto sucessor de São Luís Orione, Dom Giuseppe Masiero (1931-1960).
Por meio de um trabalho que busca a excelência do atendimento em saúde, o Hospital Dom Orione tornou-se o maior complexo hospitalar do Estado do Tocantins, prestando serviços médicos hospitalares de média e alta complexidade. Com isso, o Hospital se consolidou como uma instituição de referência no tratamento de diversas especialidades, sempre levando consigo o carisma de São Luis Orione.