Publicado em

25 anos de Cirurgia Cardiovascular no Dom Orione: um marco no Tocantins

Pioneirismo e inovação em mais de 40 mil atendimentos

Pioneiro no Tocantins, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Dom Orione completou 25 anos do início de sua implantação. Ao longo desse tempo, foram realizados mais de 40 mil cirurgias cardiovasculares e procedimentos de hemodinâmica. O serviço beneficia usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Tocantins e da região que abrange parte dos Estados do Pará e Maranhão, além do atendimento particular e de planos de saúde.

Dr. Arnaldo Alves Nunes, diretor técnico do Hospital Dom Orione, explica que o grande número de procedimentos realizados foi alcançado graças aos avançados recursos disponíveis. “Além de equipe multiprofissional altamente qualificada, temos um moderno Centro Cirúrgico, onde as tecnologias de ponta e ambientes especializados proporcionaram condições ideais para intervenções cirúrgicas de alta complexidade”, explicou.

O diretor técnico destaca ainda o Serviço de Hemodinâmica, o primeiro instalado no Tocantins e considerado o maior e mais atualizado da região. A unidade dispõe de um dos sistemas de angiografia mais modernos do país, capaz de suportar uma grande variedade de procedimentos cardiovasculares, oncológicos e de intervenções em neurologia.

HISTÓRICO
O coordenador do setor de Cardiologia do Hospital Dom Orione, Dr. Henrique Furtado, este à frente da implantação do serviço em 1999. Ele conta que foi incumbido pelo então Secretário de Estado da Saúde, Eduardo Medrado, de realizar um estudo para iniciar do serviço de cirurgia cardíaca no Tocantins.

“Eu fiz um estudo de todas as cidades do Estado para verificar o hospital que tinha condições de fazer uma cirurgia tão complexa. E foi assim que cheguei no Hospital Dom Orione”, explicou. “Tinha aqui já uma UTI pronta, com equipamentos, tinha uma área no Centro Cirúrgico que daria para operar e assim sucessivamente. E foi assim que ao redor de 1999 nós fizemos a primeira cirurgia de implante de marcapasso do Tocantins”, completou.

REFERÊNCIA NO TOCANTINS
Além de ser pioneiro em cirurgias cardíacas, o Hospital Dom Orione é referência no Tocantins em procedimentos de alta complexidade. Somente em 2023 foram realizadas mais de 15 mil cirurgias, sendo 61% em pacientes SUS. Para o diretor presidente, Padre Bruno Rodrigues, esses resultados positivos são alcançados graças à parceria estreita com a Secretaria de Estado da Saúde.

“Nós, como instituição filantrópica, trabalhamos em parceria com o poder público. Uma união que fortalece o sistema de saúde e garante o acesso igualitário aos serviços médicos”, enfatizou o diretor presidente. Padre Bruno também destaca o empenho de todos profissionais do hospital envolvidos. “São números expressivos que refletem não só a habilidade técnica, mas também a dedicação e paixão da equipe em oferecer cuidados de saúde excepcionais”.