Publicado em

Comissão discute ações de prevenção de acidentes com perfurocortantes

O objetivo é intensificar as atividades de supervisão e educação continuada

Membros da comissão irão fazer treinamentos nos setores sobre o gerenciamento de resíduos sólidos
Membros da comissão irão fazer treinamentos nos setores sobre o gerenciamento de resíduos sólidos

Visando orientar os colaboradores sobre os cuidados com o manuseio e descarte de materiais que possam ocasionar exposição a agentes biológicos, o Hospital Dom Orione discutiu estratégias de prevenção de acidentes. O assunto foi debatido durante reunião da Comissão de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, realizada nesta quinta-feira, 28.

Durante a reunião foram destacadas as ações já realizadas para a prevenção de acidentes com perfurocortantes, como palestras, treinamentos e vistorias. O engenheiro ambiental, Higo Pimenta, falou sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que engloba também os materiais utilizados no serviço de saúde. “O plano orienta todo o gerenciamento dos materiais até que cheguem ao descarte final de forma correta”, destacou.

Devido o risco de contaminação, os acidentes com materiais perfurocortantes podem ocasionar sérios prejuízos para a saúde do trabalhador. Por isso o Hospital Dom Orione busca sempre intensificar as medidas de prevenção, como explica o superintendente executivo, Osvair Murilo da Cunha. “O foco é sempre a segurança dos nossos colaboradores, para que possam trabalhar protegidos, sem exposição a riscos”, frisou.

Dentre as ações a serem intensificadas, estão as visitas e capacitações in loco nos setores. Para a gerente de Enfermagem, Sônia Garcia, esse tipo de ação é fundamental. “O objetivo é orientar de forma específica cada setor, nas suas particularidades, e detalhar os procedimentos necessários para realizar uma assistência segura tanto para o colaborador, quanto para o paciente”, declarou.