Hospital Dom Orione celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Instituição reforça a importância da doação para os bebês internados
“Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”. Esse é o tema do Dia Mundial de Doação de Leite Humano deste ano. Para celebrar a data e promover a temática, o Hospital Dom Orione realizou uma ação educativa para pacientes e colaboradores, explicando a importância da doação e seus benefícios para os bebês internados na UTI Neonatal.
Luiza Theodoro, nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione, explica que toda mãe que amamenta é uma possível doadora. “A produção de leite depende da sua extração. Dessa forma, quanto mais a mulher extrai leite, mais leite será produzido”, explicou.
A nutricionista explica ainda que todo leite doado é distribuído para os bebês internados que não podem ser amamentados pelas próprias mães. “Com a doação, eles têm a chance de receber os benefícios do leite materno. Com esse leite, o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarreias e alergias”, completou.
As mães que fazem a doação contribuem diretamente na recuperação da saúde dos bebês internados. Succi Caetano é doadora desde que sua filha nasceu, há 10 meses. Ela conta que se sente muito agraciada em ajudar. “Além de poder alimentar minha filha com um leite tão precioso que é o leite materno, eu ainda posso ajudar vários recém-nascidos”.
Para doar basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Dom Orione pelo whatsapp 63 98403-7458. A equipe vai até o domicílio da doadora levando o material necessário e as orientações para retirada do leite e armazenamento. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de sua distribuição.