Hospital Dom Orione é selecionado para o “Projeto Saúde em Nossas Mãos”
A instituição será acompanhada pelo Hospital Moinhos de Vento com ações de fortalecimento da segurança do paciente em UTI
O Hospital Dom Orione, referência no Tocantins e região em procedimentos de alta complexidade, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para participar do “Projeto Saúde em Nossas Mãos”. A meta é reduzir em pelo menos 30% as infecções hospitalares relacionadas à assistência em saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O processo de seleção dos hospitais contou com 391 participantes de todo o país. Os interessados passaram por avaliação documental, análise de critérios, além de entrevistas e ranqueamento. Ao todo, foram 204 hospitais selecionados para participar do projeto, dentre eles o Hospital Dom Orione, o único da região Norte do Tocantins.
“Para nós é uma grande honra participar deste seleto grupo de hospitais”, comemorou o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues. “Este projeto irá trazer mais conhecimento para a nossa equipe, e consequentemente, um atendimento ainda mais seguro para nossos pacientes”, destacou.
Reunião virtual realizada com a equipe do Hospital Dom Orione e a assessoria do Hospital Moinhos de Vento.
Durante os próximos 24 meses o Hospital Dom Orione será acompanhado por profissionais do Hospital Moinhos de Vento, um dos Hospitais de Excelência do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS). Neste período, a instituição receberá todo suporte técnico, educativo e metodológico para aprimorar suas práticas de segurança.
Vanessa Maia, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Dom Orione, explica que o projeto irá intensificar as ações de prevenção e controle de infecções já realizadas na unidade. “Será um grande apoio no nosso trabalho preventivo e uma nova forma de engajamento das equipes”.