Hospital Dom Orione orienta profissionais de saúde sobre a higienização das mãos
A campanha teve início no dia 30 de abril e se estende até 05 de maio
A higienização das mãos é um ato simples, porém fundamental para a saúde. Em ambientes hospitalares ela é ainda mais importante, prevenindo a transmissão de germes e contribuindo para o controle de infecções. Para estimular a forma correta de higienização das mãos, o Hospital Dom Orione, por meio da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), está realizando uma campanha envolvendo todos os profissionais assistenciais da unidade.
De acordo com a enfermeira da CCIH, Vanessa Maia, a campanha reforça as ações contínuas realizadas na unidade. “Com a proximidade do Dia Mundial de Higienização das Mãos (05 de maio), intensificamos esse trabalho de orientação, capacitando as equipes para lembrar a importância da prática da higienização das mãos para a saúde dos pacientes e também dos próprios profissionais”, explicou.
A campanha conta com um “teste de higienização das mãos”. Para isso, foi diluída uma tinta fluorescente em um frasco com álcool 70% para os profissionais higienizarem as mãos. Em contato com uma luz neon, é possível ver as partes que ficaram bem higienizadas. Alexsandra Rossi, médica da CCIH, explica que é uma maneira didática para os profissionais verem se estão cometendo algum erro no decorrer da higienização.
Durante a capacitação a equipe da CCIH orienta sobre os cinco momentos para a higienização das mãos, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 1) antes do contanto com o paciente; 2) antes da realização de procedimento asséptico; 3) após risco de exposição a fluidos corporais; 4) após o contato com o paciente; 5) após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não o tenha tocado.