Publicado em

Protocolo de Prevenção de Quedas é implantado no Hospital Dom Orione

A ação visa medidas de segurança para os pacientes

Dando continuidade as ações de ampliação à segurança dos pacientes e melhoria na qualidade do atendimento, o Hospital Dom Orione implantou o Protocolo de Prevenção de Quedas. Dentre os principais objetivos está redução da ocorrência de quedas de pacientes hospitalizados e os possíveis danos delas decorrentes, por meio da implantação e implementação de medidas que contemplam a avaliação de risco do paciente.

O protocolo é integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente, elaborado pelo Ministério da Saúde. Valléria Lira, coordenadora do Núcleo Segurança do Paciente do Hospital Dom Orione, explica que o protocolo foi adaptado à realidade da instituição. “Padronizar condutas de avaliação e monitoramento são pontos cruciais para implementar medidas de prevenção”, completou.

No momento da admissão do paciente é realizada uma avaliação do risco de quedas. Este procedimento é executado pelo enfermeiro em todas as unidades de internação, e repetido diariamente até a alta. Os pacientes de risco são identificados com uma pulseira de sinalização do risco de quedas, na cor laranja, e acompanhados por condutas preconizadas no protocolo de acordo com a classificação do risco.

As estratégias implantadas são aplicadas nas unidades de cuidado, incluindo todos os pacientes durante o período de permanência no hospital. “São políticas e procedimentos que asseguram uma comunicação efetiva entre os profissionais da saúde, resultando em medidas assertivas de prevenção”, explicou a gerente de Enfermagem, Sônia Garcia.

Treinamento

No mês de março, o Núcleo de segurança do paciente (NSP) setor responsável pela implantação dos protocolos e monitoramento das ocorrências na unidade, realizou um treinamento para orientar os profissionais sobre as ações preventivas adotadas pelo hospital.