Semana da Enfermagem reuniu profissionais para capacitação e atualização
A atividade também contou com relatos da história da Enfermagem na instituição
“As dimensões do cuidado na assistência hospitalar”. Esse foi o tema central da Semana da Enfermagem do Hospital Dom Orione. O evento foi promovido nos dias 15 e 16 de maio, reunindo profissionais e estudantes da área da saúde. Palestras, oficinas e dinâmicas fizeram parte da programação realizada em comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado no último dia 12.
Durante o evento, o diretor presidente, Padre Jarbas Assunção Serpa, aproveitou a oportunidade para falar do aniversário de 15 anos da canonização de São Luís Orione, celebrado no dia 16 de maio. O santo foi o fundador da Pequena Obra da Divina Providência, congregação da qual o Hospital Dom Orione faz parte. “Mais do que falar da pessoa de Dom Orione, é falar da sua obra e do bem que elas fazem para a sociedade”, destacou.
A Semana da Enfermagem contou a presença de uma pessoa que fez parte do início da história do Hospital Dom Orione, a dona Carlinda Campos. Ela foi a primeira enfermeira da instituição. Na época, na década de 70, era a única enfermeira do hospital – hoje a equipe de enfermagem conta com 459 profissionais. Carlinda foi responsável pelo treinamento de muitas pessoas que foram chegando ao longo do tempo. “Fico muito feliz por ter feito o que fiz”, declarou.
Para a gerente de Enfermagem do Hospital Dom Orione, Sonia Garcia, a realização da Semana foi um grande marco para a instituição. “Além de debatermos assuntos técnicos formativos, pudemos falar da nossa história, com o privilégio da presença da dona Carlinda. Junto com ela e outros profissionais, partilhamos as dificuldades e superações que fizeram esta instituição crescer, se fortalecer e se tornar uma referência em nossa região”, comemorou.