Serviço de Cirurgia Endovascular do Hospital Dom Orione ultrapassa mais de 2.000 procedimentos
Implantado em 2006, serviço é referência em segurança e inovação
O Hospital Dom Orione é referência na área de cirurgias de alta complexidade. Além de atender convênios e particular, a unidade recebe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Tocantins e de algumas cidades do Pará e Maranhão. Dentre as especialidades atendidas, a cirurgia endovascular tem desenvolvido um importante papel, ultrapassando a marca de mais de 2.000 procedimentos realizados.
Centro de Hemodinâmica do Hospital Dom Orione
Responsável pelo tratamento das doenças circulatórias, a cirurgia endovascular é realizada no Centro de Hemodinâmica do Hospital Dom Orione, a primeira implantada no Tocantins. À frente do serviço na unidade desde o ano de 2006, estão os médicos especialistas em cirurgia vascular e endovascular, Dr. Remy Faria Alves e Dr. Maykon Brescancin de Oliveira.
“Na cirurgia endovascular nós operamos com uma mínima incisão feita na virilha ou no braço. Por meio dela, conseguimos entrar com um cateter e operar à distância”, explicou Dr. Remy. O cirurgião explica ainda que o procedimento é chamado de endovascular, porque “caminha dentro do vaso sanguíneo”. Por ser minimamente invasivo, o tempo de internação e os custos hospitalares são, em geral, menores do que nas cirurgias abertas.
Os procedimentos do serviço de Cirurgia Endovascular englobam exames diagnósticos, angioplastias, tratamento de aneurismas, entre outros. Dr. Maykon destaca que o Hospital Dom Orione é pioneiro na área de cirurgia endovascular no Estado. “Muitos procedimentos aqui realizados foram feitos pela primeira vez no Tocantins, como endoprótese de aorta torácica e vários tipos de embolizações”, explicou.
O cirurgião destaca ainda que o serviço trouxe inovação e segurança técnica, proporcionando alta taxa de resolução. “A estrutura aqui oferecida é comparada a dos grandes centros do país, como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo. Dessa forma, conseguimos desenvolver um serviço de excelência disponibilizado também para pacientes do SUS”, destacou.
No Hospital Dom Orione, o serviço de Cirurgia Endovascular também é referência nas áreas de ensino e pesquisa, sendo campo de prática de residência médica. A instituição conta ainda com publicações de artigos científicos de casos realizados na unidade, reconhecidos internacionalmente.