Publicado em

Visita Virtual aproxima familiares de pacientes internados

Hospital Dom Orione realiza videochamadas nos setores de internação da Covid-19 desde julho de 2020

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças no dia a dia da população, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Na área hospitalar as medidas de segurança foram reforçadas, e com isso, a presença de visitantes e acompanhantes precisou ser suspensa. Para manter o vínculo entre família e paciente, o Hospital Dom Orione tem adotado a visita virtual nos setores de internação da Covid-19.

Realizada por meio de videochamada pela equipe do Serviço de Psicologia do Hospital Dom Orione, a visita virtual tem a finalidade de aproximar e fortalecer os vínculos familiares, como explica a psicóloga da UTI Covid, Karem Melissa Maria Rodrigues. “A visita virtual é um recurso terapêutico importante tanto para o paciente quanto para o familiar, pois ambos ficam ansiosos com a falta de contato”.

Com a ausência da presença da família durante o período de internação, que em muitos casos leva semanas, a visita virtual tem proporcionado conforto emocional para os pacientes. Esse foi o caso do paciente B.R.S., de 49 anos de idade. Ele ficou 49 dias internado no Hospital Dom Orione, em tratamento da Covid-19, sendo 37 dias na UTI e 12 na ala clínica.

“As videochamadas foram muito importantes para mim. Teve dias que eu estava muito triste, com crise de choro forte. Aí a psicóloga conversava comigo, me coloca em comunicação com a minha família e botava o meu astral lá em cima”, relatou o paciente, que teve alta nesta sexta-feira, 02 de julho.

O serviço da visita virtual é realizado no Hospital Dom Orione desde o mês julho do ano passado. As videochamadas são realizadas diariamente com todos os pacientes conscientes e em condições clínicas favoráveis.