Cuidados com a higiene bucal contribuem no tratamento de pacientes com Covid-19
No Hospital Dom Orione, o serviço de Odontologia Hospitalar atua de forma preventiva
Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para a saúde, pois pela boca podem entrar microrganismos capazes causar diversos tipos de doenças, em especial pulmonares e cardíacas. No Hospital Dom Orione, o serviço de Odontologia Hospitalar acompanha de perto os pacientes, inclusive os internados nos leitos de Covid, clínicos e de UTI.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), a falta de higiene bucal também pode potencializar os efeitos da Covid-19 no organismo, uma vez que é grande a replicação do vírus em glândulas salivares, língua e saliva. Por isso, nesse período de pandemia, os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados.
A coordenadora do serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Dom Orione, Dra. Anita Luiza, explica que desde o início da pandemia foi estabelecido um protocolo baseado nos grandes centros de referência. “Temos vistos bons resultados obtidos com os pacientes intubados e acordados, com diminuição significativa de índices de pneumonia bacteriana”, comemorou.
Na UTI Covid, os pacientes recebem assistência odontológica diariamente. “O paciente está sempre assistido, com aspiração contínua, higienização de cavidade oral, hidratação de tecidos orais para prevenir surgimento de lesões, orientações e suporte necessário para os que vão sendo extubados”, explicou a coordenadora.
Para o diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes, o serviço de Odontologia Hospitalar vem para somar à equipe clínica da unidade. “O objetivo é complementar a equipe multiprofissional de saúde e proporcionar um atendimento mais completo ao paciente internado”, explicou o diretor.
O serviço de Odontologia Hospitalar é oferecido para pacientes do Sistema Único de Saúde, particular e de convênios. No Tocantins, o Hospital Dom Orione é uma das principais unidades de tratamento da Covid-19, com leitos clínicos e de UTI.