Publicado em

Equipe do Hospital Dom Orione participa de Oficina de Hemovigilância

A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Hemorrede

Profissionais do Hemocentro de Araguaína em Palestra
Profissionais do Hemocentro de Araguaína em Palestra

Entre os dias 23 e 26 e outubro, foi realizada em Araguaína, a Oficina de Hemovigilância. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Hemorrede, com o objetivo de aperfeiçoar e alinhar os processos de segurança do doador e do receptor de hemocomponentes em todo o ciclo do sangue.

A atividade foi voltada para todos os profissionais envolvidos no processo do ciclo do sangue. Do Hospital Dom Orione, estiveram presentes a coordenadora da Agência Transfusional da unidade, Dra. Claudia Salazar, a farmacêutica bioquímica Glaucieide Bringel, e a coordenadora do Núcleo Segurança do Paciente, Valleria Lira.

Dra. Claudia explica que a Agência Transfusional do Hospital Dom Orione faz parte da Hemorrede do Tocantins e que esse momento de integração com outras agências foi bastante proveitoso. “A oficina proporcionou aprimorar as práticas existentes na instituição, bem como ampliar as ações de prevenção e hemovigilância”, destacou a coordenadora.

A Agência Transfusional do Hospital Dom Orione é destinada ao armazenamento de sangue e seus componentes. O setor também é responsável pela liberação e transporte dos produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do complexo hospitalar, além de realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais.