Equipe do Hospital Dom Orione participa de Oficina de Hemovigilância
A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Hemorrede
Entre os dias 23 e 26 e outubro, foi realizada em Araguaína, a Oficina de Hemovigilância. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Hemorrede, com o objetivo de aperfeiçoar e alinhar os processos de segurança do doador e do receptor de hemocomponentes em todo o ciclo do sangue.
A atividade foi voltada para todos os profissionais envolvidos no processo do ciclo do sangue. Do Hospital Dom Orione, estiveram presentes a coordenadora da Agência Transfusional da unidade, Dra. Claudia Salazar, a farmacêutica bioquímica Glaucieide Bringel, e a coordenadora do Núcleo Segurança do Paciente, Valleria Lira.
Dra. Claudia explica que a Agência Transfusional do Hospital Dom Orione faz parte da Hemorrede do Tocantins e que esse momento de integração com outras agências foi bastante proveitoso. “A oficina proporcionou aprimorar as práticas existentes na instituição, bem como ampliar as ações de prevenção e hemovigilância”, destacou a coordenadora.
A Agência Transfusional do Hospital Dom Orione é destinada ao armazenamento de sangue e seus componentes. O setor também é responsável pela liberação e transporte dos produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do complexo hospitalar, além de realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais.