Hospital Dom Orione orienta sobre os cuidados com o recém-nascido
A atividade também abordou a doação de leite humano
Para orientar sobre os cuidados com os recém-nascidos, o Hospital Dom Orione realizou nesta quinta-feira, 14, o Encontro da Mamada. Numa roda de conversa descontraída, a atividade reuniu as mães que tiveram bebês recentemente para esclarecer suas dúvidas e orientá-las sobre a importância do aleitamento materno.
Dentre os assuntos abordados, o pediatra Moisés da Cunha Filho, falou sobre os cuidados com o banho do recém-nascido. “Evitar talco e perfumes, pois esses produtos podem causar irritação na pele”, explicou. Ao invés disso, o médico recomenda o uso sabonete neutro. Dr. Moisés orientou ainda a lavar as roupinhas dos bebês à mão, separadas das outras roupas da família.
Os cuidados com a alimentação do bebê tiveram uma atenção especial no encontro. A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano, Luiza Pereira Theodoro, explicou que o leite materno deve ser o único alimento ingerido pela criança até os seis meses de vida. “Ele possui todos os nutrientes necessários para a saúde do bebê”, orientou.
Doação de Leite
Durante a atividade também foi incentivada a doação de leite humano, para beneficiar os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. As mães que optarem por serem doadoras recebem um kit, contendo touca, máscara e um frasco de vidro. A equipe do Banco de Leite Humano vai até a residência da mãe para orientar sobre a coleta e armazenamento do leite. Na unidade, ele é pasteurizado, fracionado e encaminhado para os bebês internados na UTI Neonatal.