Procedimento realizado no Hospital Dom Orione é destaque em Congresso Nacional de Angiologia
Técnicas utilizadas são promissoras no tratamento de trombose
O Hospital Dom Orione foi um dos destaques do 43º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Durante o evento realizado de 08 a 12 de outubro, em Recife/PE, o cirurgião vascular, Dr. Maykon Brescancin de Oliveira apresentou um caso especial de tratamento de trombose realizado na unidade.
O caso relatado foi de uma paciente de 29 anos que após 16 dias do pós-operatório de cesariana de gêmeos, foi acometida por uma trombose gravíssima. A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. No caso dessa paciente, a trombose chegou até no abdômen, inclusive comprometendo as veias renais.
Dr. Maykon explica que a paciente foi submetida a uma trombectomia fármaco-mecânica com o dispositivo Angiojet, com injeção controlada de Alteplase (Actylise) e aspiração ativa de trombos. Esse tratamento já havia sido realizado em outros pacientes, mas não em situações tão críticas. “Um procedimento de alta complexidade, com baixo risco e com boa evolução”, explicou o cirurgião.
O médico relata ainda que a paciente recebeu alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório com melhora significativa dos sintomas. Para o cirurgião vascular, o que chama atenção nesse caso é a evolução favorável da paciente. “Hoje, três meses após o procedimento ela está assintomática”, relatou.
“As técnicas utilizadas são promissoras no tratamento da trombose de veia cava inferior, com risco baixo de complicações e menos invasivas que a cirurgia convencional, diminuindo assim o tempo de internação hospitalar e possibilitando uma rápida recuperação”, completou.
Para o diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes, o reconhecimento em congresso nacional é de grande estima para a instituição. “Trabalhamos sempre com inovação e tecnologia, ofertando atendimentos seguros e eficientes. O resultado deste procedimento realizado pelo Dr. Maykon e sua equipe é mais um sinal de que estamos avançando no cuidado com o paciente”, declarou.