Publicado em

Serviço de estomaterapia beneficia pacientes internados no Hospital Dom Orione

O tratamento contribui na reabilitação de pacientes com feridas

Um novo serviço tem beneficiado pacientes internados no Hospital Dom Orione, em Araguaína/TO. Implantado a pouco mais de um mês, a Estomaterapia auxilia na assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, incontinências, além de feridas agudas e crônicas.

O serviço engloba aspectos preventivos, terapêuticos e a reabilitação do paciente. Grabriella Mollo, enfermeira estomaterapeuta do Hospital Dom Orione, explica que a intenção é assistir melhor o paciente. “Se ele está internado por essa ferida, a gente melhora a assistência, reduz o custo e diminui o tempo de internação”, explicou.

Treinamento com médicos obstetras

Durante o processo de implantação, foi realizada uma série de treinamentos com a equipe assistencial, envolvendo principalmente a Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os médicos obstetras. Também foram elaborados protocolos de prevenção e tratamento de lesão por pressão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 30% dos pacientes internados em unidades hospitalares são devidos a alguma ferida aguda ou crônica. “Por isso, o serviço é tão importante”, justificou a gerente de Enfermagem, Sônia Garcia. “Além de avaliar qual o tratamento mais adequado, orientamos o paciente e sua família sobre higiene, curativos e os cuidados especiais com a lesão”, completou.