Publicado em

Tratamento realizado no Hospital Dom Orione é destaque em simpósio em Nova York

Procedimento foi apresentado pelos cirurgiões vasculares Maykon Brescancin e Remy Faria

Mais uma vez o Hospital Dom Orione, de Araguaína/TO, recebe notoriedade internacional. Um procedimento realizado no Centro de Hemodinâmica da unidade foi relatado no 50º VEITH Simpósio Anual de Cirurgia Vascular e Endovascular. O evento foi realizado nos Estados Unidos entre os dias 14 e 18 de novembro.

Sediado em Nova York, o simpósio reuniu diversos especialistas vasculares para discutir as atualizações no tratamento de doenças vasculares. O evento contou com apresentações de especialistas de renome mundial, com ênfase nos mais recentes avanços, mudanças de conceitos em diagnóstico e tratamento, controvérsias urgentes e novas técnicas.

Dentre as apresentações de especialistas de várias partes do mundo, consta um procedimento realizado no Centro de Hemodinâmica do Hospital Dom Orione. Os cirurgiões vasculares, Maykon Brescancin e Remy Faria apresentaram um caso especial realizado na unidade, uma embolização de artéria renal.

Dr. Maykon explica que o paciente apresentava sangramento na urina após um procedimento de nefrolitotripsia percutânea para tratamento de pedra nos rins. “Como complicação desse procedimento, ele teve um pseudoaneurisma de artéria renal. Para tratar a artéria, puncionamos na virilha, e por dentro da artéria localizamos a que tinha sangramento. Com uma mola embolizamos, somente o seguimento que estava doente, preservando toda estrutura do rim. No dia do seguinte o paciente não tinha nenhum sangramento na urina e no outro dia foi para casa”.

O cirurgião explica ainda que o mais interessante no caso é que um ano após o primeiro tratamento ele apresentou nova crise de litíase renal, agora à direita. “Foi submetido a nova nefrolitotripsia e nova hematúria (sangue na urina) subsequente. Foi feito novos exames que demonstraram novo pseudoaneurisma renal. Nova embolização foi realizada e novamente com sucesso”. Após um ano o paciente se encontra bem, com função renal preservada.

O VEITHsymposium – sigla em inglês do Simpósio, é a conferência global líder que cobre todos os aspectos da medicina vascular, cirurgia vascular e intervenção endovascular. Com início singelo na década de 1970, à medida que a cirurgia vascular cresceu como especialidade, o encontro cresceu em tamanho e alcance internacional, reunindo anualmente cerca de 5.000 participantes.