Publicado em

Treinamento sobre Declaração de Óbito é realizado no Hospital Dom Orione

A capacitação reuniu profissionais médicos da rede pública e particular

O Hospital Dom Orione sediou nesta quinta-feira, 17, o Treinamento sobre Declaração de Óbito, ministrado pelo Dr. Frederico Ricardo Leão. A capacitação foi promovida pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, com o objetivo de aprimorar o preenchimento do documento a fim de obter dados mais precisos sobre as causas de morte no Tocantins.

Participaram do treinamento profissionais médicos da rede pública e particular, além de médicos residentes e membros do Núcleo de Vigilância Hospitalar. Clorizete Viana da Silva, Gerente de Informação de Vigilância em Saúde, explica que o preenchimento fidedigno da Declaração de Óbito é fundamental para as os dados estatísticos do Estado e municípios.

A partir desses dados são extraídas as informações para trabalhar as ações e políticas públicas de Saúde. “A gente identifica os problemas, identifica porque as pessoas estão morrendo, e a partir daí pensamos nas estratégias de prevenção e nas condutas adequadas para o tratamento”, explicou a gerente.

Para o diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes, o treinamento foi fundamental para orientar a equipe sobre o preenchimento minucioso da Declaração de Óbito. “Quanto melhor preenchida a declaração for, melhor será para entendermos as principais causas de óbito na nossa região e partir daí buscar formas de preveni-las”, destacou o diretor.