Com tecnologia e cuidado humanizado, Hospital Dom Orione zera índice de lesão por pressão em pacientes nas UTIs
Resultados comprovam a excelência em segurança e qualidade do paciente
Com a adoção de boas práticas e avanços tecnológicos, o Hospital Dom Orione zerou o índice de lesões por pressão em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A instituição reduziu a incidência dessas lesões de 12,96% para 0% em apenas 180 dias, alcançando resultados expressivos. Durante esse período, 708 pacientes foram atendidos nas UTIs Clínica e Cardíaca.
“Os números confirmam o sucesso do trabalho de uma equipe multiprofissional voltado para a segurança do paciente, com implantação de práticas assertivas, aquisição de tecnologias e insumos da mais alta qualidade”, destaca a enfermeira Annallena Costa, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente.
Lesões por pressão, também chamadas de escaras, são feridas causadas pela pressão prolongada em partes do corpo, como costas e calcanhares, que interrompem a circulação do sangue na pele. Elas afetam principalmente pacientes acamados e podem ser prevenidas com cuidados específicos, como mudar a posição do paciente regularmente e proteger a pele com materiais adequados.
A enfermeira coordenadora da UTI Clínica, Bruna Raphaela, comemora o resultado. “Os pontos estratégicos que contribuíram para a redução de lesão por pressão foram a intensificação da equipe em executar práticas de mudança de decúbito, assim como o uso de insumos como barreira de proteção da pele”.
Na UTI Cardíaca foram registrados 90 dias consecutivos sem nenhum caso de lesão por pressão. Priscilla Medeiros, coordenadora do setor, aponta que além do reposicionamento rigoroso do paciente no leito e a conscientização da equipe, a utilização da espuma multicamadas para obtenção dos resultados positivos.
Estratégias de Sucesso
Várias ações colaboraram para esse resultado, entre elas:
• Capacitação e engajamento da equipe multiprofissional: treinamentos regulares e maior conscientização sobre prevenção.
• Apoio da alta gestão: planejamento e investimento direcionado aos cuidados intensivos.
• Serviço de Estomaterapia: abordagem especializada para prevenção e tratamento de lesões.
• Uso de tecnologias e insumos de alta performance: como cobertas protetoras e espumas multicamadas.
Segurança do Paciente
O Hospital Dom Orione alinha suas práticas às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem medidas como prevenir danos associados a quedas e infecções, garantir a identificação correta dos pacientes e promover a comunicação eficaz entre profissionais de saúde.
Essas diretrizes reforçam o compromisso com a segurança e qualidade no atendimento. Dr. Arnaldo Nunes, diretor técnico do Hospital Dom Orione destaca que zerar os índices de lesão por pressão, “evidencia que o cuidado humanizado e a aplicação de protocolos internacionais são essenciais para garantir um atendimento seguro e eficaz aos nossos pacientes”.